Conheça as opções para quem quer abrir um CNPJ com sócio

Se você está buscando informações sobre a abertura de empresas, saiba que existem vários tipos previstos na legislação brasileira. Mas, uma das primeiras decisões a serem tomadas é sobre a necessidade de ter sócios.

Contar com um parceiro pode facilitar o desenvolvimento do empreendimento, principalmente devido  ao aumento do investimento inicial e na diminuição da sobrecarga de trabalho.

Sendo assim, o empreendedor deve conhecer os tipos societários que definem a estrutura da empresa, além do objeto social.

É o que vamos te mostrar no artigo de hoje, a partir daí, poderá optar pelo modelo que mais faça sentido dentro das suas necessidades. Acompanhe!

Empresa em sociedade 

A sociedade empresarialé composta por um grupo de pessoas, com o objetivo de vender produtos ou serviços, assim, o lucro  será dividido entre as partes. Agora que entendemos como funciona, veja os tipos de empresa em sociedade:Sociedade Limitada: é conhecida como LTDA e, atualmente, é a natureza jurídica mais utilizada por aqueles que querem abrir uma empresa com sócios no Brasil.Neste tipo de sociedade, é possível ter dois ou mais sócios e cada um tem sua cota de participação nos resultados, conforme o valor investido no negócio.

Vale ressaltar que nesta modalidade, o patrimônio pessoal é separado do empresarial, assim, as dívidas da empresa não atingem os bens pessoais do proprietário e de seus sócios.

Sociedade Simples: nesse tipo de sociedade é possível ter dois ou mais profissionais da mesma área de atuação.

Assim, eles se unem para prestar serviços em sua categoria. Como exemplo, podemos citar as atividades desenvolvidas por advogados, contadores, dentistas, dentre outros.

Aqueles que escolhem esse tipo de sociedade devem ficar atentos, pois, os sócios respondem integralmente pelas obrigações da empresa.

Sociedade em Nome Coletivo: neste tipo, os sócios são solidários e respondem ilimitadamente pelas dívidas da empresa mas, segundo o artigo 1039 do CC (Código Civil), a sociedade só pode ser constituída por pessoa física e os sócios podem limitar entre si a responsabilidade de cada um.

Sociedade Anônima: temos ainda a SA, como é conhecida, composta por dois sócios ou mais. Seu capital social é dividido por ações ou cotas. Vale ressaltar que o capital dessa sociedade pode ser de duas formas: aberto e fechado.

Neste modelo de sociedade os nomes não são associados à composição da empresa e, sim, às ações ou cotas.

Sociedade em Conta de Participação: pode envolver duas ou mais pessoas com a condição de que ao menos uma delas seja comerciante.

Uma das vantagens dessa sociedade é a dispensa de burocracias que são exigidas em outros tipos de empresas.

Como escolher?

Antes de tomar qualquer decisão, o empresário deve verificar quais são os direitos e obrigações dos sócios, além da tributação conforme a atividade desenvolvida pelo empreendimento.

Assim, poderá definir qual tipo de empresa abrirá. Para escolher conforme as demandas da sua empresa, conte ainda com a orientação de um profissional contábil.

Vantagens e desvantagens

Para abrir CNPJ com sócio, o empreendedor deve ainda analisar as vantagens e desvantagens. Então, veja quais são os prós e contras que você terá ao escolher abrir uma empresacom um sócio:

Vantagens 

  • Responsabilidade compartilhada;
  • A experiência somada para uma gestão estratégica;
  • Diferentes pontos de vista;
  • Riscos financeiros reduzidos;
  • Maior capital social;

Desvantagens

  • Divergências nas decisões;
  • Conflitos na divisão de lucros;
  • Burocracia para realizar alterações no contrato social;

Fonte: Rede Jornal Contábil.